O projeto Guided by Nature.PT, desenvolvido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), tem sido um sucesso desde o seu lançamento em fevereiro deste ano, informa fonte da instituição.
A plataforma, disponível através do site e da aplicação (app) Guided by Nature](https://guidedbynature.pt/pt/) oferece aos amantes do turismo de natureza uma vasta gama de informações para explorar o melhor do território, indicada a AMDT, num comunicado.
Com 92 rotas, que totalizam 2.295 km, a plataforma inclui 34 percursos cicláveis (1.290 km) e 58 percursos pedestres (1.000 km). Entre os destaques, encontra-se o Caminho de Torres, que liga Felgueiras a Guimarães, proporcionando uma experiência única através de paisagens históricas e naturais.
Ao longo destes trajetos, os visitantes podem descobrir mais de mil pontos de interesse, incluindo alojamento, gastronomia, lazer e comércio. Além dos percursos disponíveis, a plataforma permite que os turistas criem os seus próprios itinerários, adaptados à sua estadia.
O projeto visa promover o potencial do território, combinando experiências que contribuem para a conservação e valorização do património natural e ambiental, de forma sustentável e respeitosa com a biodiversidade e o bem-estar das populações.
“Mesmo com o fim das férias de verão, a região do Douro, Tâmega e Sousa oferece inúmeras razões para quebrar a rotina do regresso ao trabalho e à escola. Toda a família pode explorar e aproveitar o melhor que a natureza tem para oferecer”, lê-se na nota de imprensa.
Promovido pela AMDT no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Turismo para Todos”, o projeto conta com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.