O bordado de Filé, tradicional de Felgueiras, é um dos produtos artesanais do concelho que estará em destaque, no domingo, no âmbito da feira Agrival, que decorre em Penafiel.
No último dia do certame, que arrancou a 23 de agosto, o concelho de Felgueiras e vários dos seus seus produtos estarão em destaque no stand do Douro, Tâmega e Sousa, de acordo com fonte autárquica.
A exposição contará com uma área de informação turística, degustação e lounge, animada pelo cantor felgueirense Marco Teixeira, que atuará duas vezes, às 19h00, no stand, e às 21h30 no Palco das Tradições.
O Bordado Terra de Sousa e os instrumentos de corda estarão também em destaque. Os artesãos estarão presentes no stand ao longo do dia, demonstrando ao vivo as suas técnicas de trabalho.
Na área de degustação, os visitantes poderão provar o Vinho Verde de Felgueiras e o famoso Pão de Ló de Margaride.
Certificação do Filé dá mais um passo em frente
Na quarta-feira, dia 28, o processo de certificação do filé de Felgueiras deu mais um passo em frente, com um parecer positivo para a sua inscrição no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, de acordo com um aviso publicado em Diário da República.
O processo está agora em fase de consulta pública, dando os interessados em manifestar a sua oposição ao registo 20 dias para “a apresentação de exposição devidamente fundamentada junto do IEFP, I. P.”, lê-se no documento.
Segundo a Câmara de Felgueiras, entidade promotora do processo, a certificação do Filé de Felgueiras pode ser o motor para a recuperação e desenvolvimento desta atividade artesanal, “proporcionando condições para uma produção economicamente viável, evitando seu desaparecimento e promovendo sua prática como uma atividade valorizada e diferenciada”.