A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) iniciou esta semana uma campanha de notificação a utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para atualizarem os seus dados no Registo Nacional de Utentes (RNU).
O registo completo nesta base de dados é “condição essencial para manter a inscrição ativa nos cuidados de saúde primários (CSP)”, recorda a entidade, em comunicado.
Estima-se que cerca de 265 mil utentes, com telemóvel ou correio eletrónico registado no RNU, sejam contactados. Atualmente, existem 323 mil registos de utentes com informação incompleta no RNU.
As notificações serão enviadas via SMS e correio eletrónico, visando garantir que os utentes com dados obrigatórios em falta no RNU se dirijam a uma unidade de saúde para completar a informação necessária.
O RNU é uma base de dados nacional que identifica e regista os utentes do SNS, sendo uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do sistema público de saúde.
A inscrição numa unidade CSP requer um registo ativo no RNU, que inclui o preenchimento completo dos dados biográficos do utente e a apresentação de documentação de identificação e residência.
Para cidadãos estrangeiros, é necessária a apresentação de uma autorização de residência válida, exceto para menores de idade.
Este processo de qualificação da informação no RNU tem sido realizado gradualmente pelas entidades do Ministério da Saúde, para melhorar a qualidade dos dados existentes, sem comprometer o acesso dos utentes ao SNS, conclui a entidade.