As Festas de Nossa Senhora das Vitórias, na Lixa, arranca na quinta-feira com a inauguração da iluminação (20:15), parque de diversões, praça da alimentação, um despique de bombos e concerto pelo duo musical Toka & Dança.
Na sexta-feira, as celebrações prosseguem com a Procissão das Velas, com início na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, às 21h00, fogo de artifício, concertos e atuações de DJ.
No sábado, a Feira das Cebolas abre às 08h00 e a partir das 16:15 realiza-se a tradicional Batalha das Flores, com a saída dos grupos de várias ruas da cidade até ao adro da Igreja da Lixa.
A noite de sexta-feira será animada pelo 32.º Festival Folclórico das Lavadeiras da Lixa, a partir das 21h00, fogo preso e uma marcha luminosa.
No sábado, dia 1 de setembro, a saída da procissão em honra a Nossa Senhora das Vitórias está marcada para iniciar às 16h30, seguida de missa solene, às 17h00. A animação cultural arranca às 21h30, no adro da Igreja da Lixa, com a atuação das bandas de música da Lixa e de Felgueiras.
Um espetáculo piro-musical está marcado para decorrer a partir das 00h30 de domingo, seguida pela atuação do artista Kura, na Praça do Comércio.
As celebrações de 2024 das festas das Vitórias encerram na segunda-feira, dia 2 de setembro com a atuação de Fernando Daniel, às 22h00, e uma sessão de fogo de artifício, às 23:50.
A origem deste certame, com quase 200 anos de história, remonta a uma batalha histórica da Guerra Civil Portuguesa (1832–1843) entre os exércitos de D. Miguel e D. Pedro IV, onde muitos soldados foram sepultados na Igreja de Borba de Godim. Com o tempo, a celebração evoluiu para uma grande festa popular que atrai milhares de visitantes todos os anos.