A campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, organizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) registou oito mortes na estrada, mais uma que no mesmo período, em 2023.
Em comunicado, a autoridade indica que entre 20 e 26 de agosto foram registados 2.232 acidentes, resultando em oito mortes, 39 feridos graves e 680 feridos leves. Comparado ao mesmo período de 2023, houve uma redução de 529 acidentes, mas um aumento de uma vítima mortal, salienta.
As vítimas mortais, quatro homens e quatro mulheres, tinham idades entre 21 e 54 anos. Os acidentes fatais ocorreram nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Faro, Porto e Viana do Castelo, envolvendo colisões e despistes de veículos ligeiros, motociclos e velocípedes.
As autoridades fiscalizaram 52,5 mil veículos e registaram 24,5 mil infrações, das quais 979 estavam relacionadas com a condução sob o efeito de álcool. A campanha incluiu ações de sensibilização em várias regiões, com a participação de 284 condutores e passageiros.
Esta foi a oitava de doze campanhas planeadas para 2024, com mais quatro previstas até ao final do ano.