A cidade da Lixa prepara-se para acolher a 34ª edição do Festival Folclórico “Cidade da Lixa”, um evento que promete encher o Pavilhão Gimnodesportivo do Ladário de cor, música e tradição.
A celebração está marcada para o dia 14 de setembro, às 16h00, e contará com a participação de diversos grupos folclóricos, nomeadamente da Guiné-Bissau.
Este ano, o festival ganha um significado especial ao coincidir com as comemorações dos 40 anos de atividade do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, organizador do evento.
Os grupos participantes incluem o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, o Rancho Folclórico Cabeço de Vide – Fronteira, Raízes do Cante – Cuba (Alentejo), Grupo Cultural de Maçãs de D. Maria – Alvaiázere e Os Netos de Bandim, oriundos da Guiné-Bissau.
Segundo fonte do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, o 40º aniversário daquela instituição será assinalado no dia 21 de setembro com uma missa solene, a partir das 15h00, seguida de uma romagem ao cemitério local, às 16h00. As celebrações encerram às 20h00 com um jantar comemorativo.