Os candidatos à liderança da distrital do Porto do Partido Social Democrata Sérgio Humberto e Alberto Santos desistiram, esta semana, das respetivas candidaturas e afirmaram o seu apoio à lista encabeçada por Pedro Duarte, atual ministro dos Assuntos Parlamentares.
“Considerando os desafios que o PSD enfrentará nos próximos meses, nomeadamente no apoio à ação do Governo de Portugal e na preparação das eleições autárquicas de 2025, os signatários entenderam que seria do interesse do partido e das populações dos diferentes concelhos do distrito do Porto encontrar uma solução consensual que preservasse e promovesse a coesão interna neste momento crítico” lê-se num comunicado de imprensa.
Na nota, assinada pelo ex-presidente da câmara da Trofa e o ex-autarca de Penafiel, explica-se que decidiram retirar-se da corrida à distrital salientando que a lista de Pedro Duarte “oferece garantias de promover o consenso, acolhendo os contributos positivos e construtivos das candidaturas que estavam em fase de preparação”. E acrescenta:
“As características pessoais, o perfil político e o compromisso de abertura para as propostas e contributos por parte de Pedro Duarte são vistos como uma mais-valia que, certamente, levará o PSD/Porto a sucessos políticos nos próximos dois anos”.
As eleições para a Comissão Política Distrital do PSD do Porto estão marcadas para o dia 6 de setembro, em paralelo com as eleições diretas para a liderança do PSD.