Se está com algum problema de saúde ou se tem algum familiar doente pode já ter tido esta dúvida. O uso desadequado” dos números de telefone 808 24 24 24 (SNS24) e 112 (INEM) pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar os recursos de forma errada.
Mediante os sintomas que apresenta, saiba qual o contacto a utilizar:.
Deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24): em caso de dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, “ou outra situação não emergente”. Se está grávida, saiba que a Linha SNS Grávida está também disponível desde 1 de junho, através do SNS 24, sendo encaminhadas para urgência de ginecologia/obstetrícia mais próxima, se necessário.
Deve ligar para o 112 (o número europeu de emergência): em caso de acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis e hemorragias abundantes ou incontroláveis.
O objetivo da correta utilização destas linhas é proporcionar uma melhoria da qualidade de atendimento e garantir a acessibilidade dos utentes ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento”, bem como “concentrar os recursos de emergência médica em situações efetivamente graves.
Ao longo do ano de 2023 a Linha SNS 24 atendeu mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam mais de 1,5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo. Porém, “destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103 mil foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021”. Utilize corretamente os recursos de saúde!
Um conselho da UCC Felgueiras
Enf.ª Carla Costa
Enf.ª Cláudia Pinto