- Hoje, 12 de Agosto de 2024, é um dia histórico para o F.C. Felgueiras, a cidade e todo o concelho. Passados 19 anos estamos de regresso a casa – 2ª Liga Portuguesa. Se por um lado é um dia muito feliz, por outro é carregado de uma tristeza profunda. Este jogo Felgueiras x Portimonense como é público será realizado no estádio de um concelho vizinho – Vizela. Infelizmente, há que assumir com todas as letras que tal facto resulta de um misto de incompetência e de irresponsabilidade com um grau de leviandade política total do Presidente da Câmara de Felgueiras e do respetivo Vereador do Desporto. Desde longa data que era do conhecimento de todos que o Estádio não reunia condições para esta competição pois no ano anterior o Estádio chegou a estar suspenso para provas da Liga 3. Estes constrangimentos eram do conhecimento público.
- Todos sabemos que o Executivo Camarário – Sim Acredita, virou as costas ao maior equipamento desportivo do concelho, o Estádio Municipal Dr. Machado de Matos e ao F.C. Felgueiras. No primeiro mandato, a justificação, não pública mas em surdina, era que não se realizavam obras no Estádio pois o Presidente, na época, era o Dr. Leonel Costa, que conjuntamente com os seus diretores eram catalogados pelo Sim Acredita como pertencentes a um partido oposto. Este foi um argumento há imagem do executivo SA que é simplesmente lamentável. Com o passar dos anos os Felgueirenses cada vez mais se vão apercebendo que o SA é um projeto de poder pessoal dos irmãos Fonseca e que utilizam como barriga de aluguer os partidos PS e Livre, a fim de retirar daí dividendos eleitorais. Assim se entende a lamentável desculpa esfarrapada da dita justificação partidária. Contudo, já com o segundo mandato a decorrer, o empresário Felgueirense, Reinaldo Teixeira, lidera o Clube mas tudo continua “como dantes, como em Abrantes”. Em alguns pontos, ainda pior, basta ver a dimensão dos apoios financeiros que como justificação, invocaram, falsamente, a questão jurídica.
- Ultrapassados e esclarecidos os contornos jurídicos, com forte pressão política exercida por mim e pelo partido que represento, em Assembleia Municipal, a questão tal como antes continua da mesma forma: unicamente de natureza política. Este executivo SA sofre de falta de sensibilidade, de bom senso e de visão estratégica. Tem um défice tremendo de falta de reconhecimento para com uma das maiores bandeiras, da cidade e do concelho, quer no plano Desportivo, Social, Cultural como Associativo. Um executivo municipal, independentemente da sua cor politica, tem de ter a perceção devida que o F.C. Felgueiras como bandeira maior da cidade e do concelho precisa e merece de todo o legitimo apoio para um maior desenvolvimento da sua atividade, seja no plano profissional como no amador – camadas jovens – sob pena de estar a “cortar as pernas” e a contribuir para o não crescimento sustentado de um dos maiores símbolos do concelho. Que saudades de executivos municipais liderados por Machado de Matos e Júlio Faria, estes sim, grandes Felgueirenses e Felgueiristas. Homens fortes com história no concelho pois dos fracos, não reza a história.
- Que fique bem claro que não é de futebol que estamos a falar mas sim, de um alerta para unir todos em prol de uma causa. Quem tem responsabilidades não se pode refugiar em estratégias e confortáveis silêncios. A hora é de cada um assumir o que pensa e o que defende. De todos os envolvidos na atividade política, sem exceções. Afinal, não é esta a clareza que sobretudo os eleitores exigem dos eleitos? Vamos defender o interesse público e a nossa bandeira azul e vermelha, que é o F.C. Felgueiras. Apelo a todos para que nos possamos encontrar logo em Vizela e num futuro muito próximo, no “vulcão” Felgueirense, que é o nosso mítico Estádio Dr. Machado de Matos.
É O FELGUEIRAS É O FELGUEIRAS, À VITÓRIA À VITÓRIA !
Eduardo Teixeira (Ex-Vereador e Deputado Municipal)