O espetáculo de dança e teatro “O Rei Leão”, encenado por perto de uma centena de jovens alunos da escola da dança DAISIES atraiu mais de 700 espetadores ao pavilhão do Ladário, na Lixa, no domingo, dia 7, e integrou, num formato mais reduzido, o projeto
Praça das Artes promovido pelo município, no dia 22.
A encenação, que marcou o encerramento do ano letivo da escola, resultou de uma adaptação do conto original para transmitir uma mensagem de esperança “e da possibilidade de alcançar objetivos, na vida, mesmo frente às adversidades”, explicou ao SF Margarida Ribeiro, uma das fundadores do projeto.
Ensino da dança evoluiu “naturalmente” para duas amigas da Secundária da Lixa
A Daisies, fundada em 2022, nasceu da paixão pela arte de duas antigas alunas da Escola Secundária da Lixa que apesar de seguirem carreiras profissionais distintas, acabaram por, de uma forma quase que orgânica e natural, evoluir para o ensino da dança.
Finalizados os estudos secundários, ambas as fundadoras seguiram os para os respetivos cursos superiores, em áreas bem diferentes: Margarida Ribeiro em Gestão, Margarida Pereira em Engenharia Química.
Foi nesta altura que receberam um convite para dar algumas aulas de dança, em tempo parcial, enquanto frequentavam as respetivas licenciaturas.
“Já tínhamos algumas bases que nos permitiam para ensinar às crianças mais novas”, explica Ribeiro, acrescentando que, ao mesmo tempo, o gosto pela dança crescia entre as duas amigas, que também começaram a frequentar formação na área.
Um empurrão da Covid-19
Por altura dos primeiros períodos de confinamento da pandemia da Covid-19, Ribeiro já trabalhava no Porto e Pereira frequentava um Mestrado. Confinadas nas respetivas casas, ambas aproveitaram o tempo com formações ‘online’, onde foram apurando a sua arte, e para fazer pequenos ajustes no projeto part-time de ensino de dança, que tinha como casa uma página de Facebook.
“Nem sequer pensamos, foi mesmo um caminho natural, um passo de cada vez: investimos na formação e começamos a fazer obras no edifício, o qual é propriedade dos pais da Margarida Pereira, primeiro num andar só, depois mais um pouco, no outro. Era um espaço parado e aproveitamos.
Quando demos por ela, já tínhamos uma data de abertura”, explica Ribeiro.
A escola Daisies arrancou oficialmente em março de 2022, a par do abrandamento da pandemia e do levantamento das restrições até então impostas à sociedade. “Tinha que voltar ao meu trabalho, no Porto, e, portanto, foi quando se teve que fazer a decisão: isto, a dança, ou regressar ao escritório”, acrescenta.
Dançar, mas com um olho (e um pé) no futuro
A escola oferece aulas de ballet, jazz, dança contemporânea, pop dance e dance kids. Com mais de cem alunos, a Daisies visa fornecer uma formação técnica e artística, incentivando os alunos a trabalharem para e a atingirem objetivos.
As gestoras também concedem bolsas de estudos e oportunidades para participar em competições, visando o crescimento e o desenvolvimento dos seus formandos.
As “daisies” explicam que pretendem, sobretudo, formar com uma forte componente técnica da arte para que os seus alunos possam encarar, com mais otimismo e munidos de bases sólidas, um possível futuro na dança como carreira.
“Quando éramos pequenas, achávamos que não conseguíamos fazer profissão disto”, recorda Margarida Pereira.
Mesmo para quem não aspira seguir a arte da dança, profissionalmente, a formação na Daisies é também uma formação da vida, onde os formandos aprendem a colocar e a alcançar objetivos, a trabalhar em equipa e a planear o seu tempo, entre outros ensinamentos.
“Não queremos aplicar uma métrica ao que fizemos até agora, mas acredito que alcançamos o principal objetivo, bem estipulado e definido, de dar a oportunidade da dança a quem quer que seja. Estamos satisfeitas por termos alcançado essa visão em alguns dos alunos e sentimos muito orgulho no que fazemos, sabendo que ainda temos muito que fazer”, conclui Margarida Pereira.
As aulas na Daisies, que é certificada pela IDTA (International Dance Teachers Association) começam a 2 de setembro, com as inscrições abertas até essa data.