A Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras acolhe em agosto uma exposição especial para celebrar o 5.º Centenário de Nascimento de Luís de Camões, que se celebra em 2024, informa fonte autárquica.
Sob o título “Vivo em lembranças, morro de esquecido”, esta mostra estará disponível ao público de 5 a 30 de agosto, explica a Câmara de Felgueiras, em comunicado.
A homenagem a este grande escritor português consiste na exibição de 38 cartazes da exposição “Camões”, da autoria de Vasco Graça Moura, produzidos e oferecidos pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
No ano de 1995, quando se comemorou o Quarto Centenário da publicação das Rimas de Luís de Camões, foram distribuídas 5.000 coleções destes cartazes a instituições culturais e estabelecimentos de ensino em todo o mundo.Além disso, a Biblioteca Municipal destaca a relevância do felgueirense Manuel de Faria e Sousa no estudo de Camões, acrescentando que serão expostos alguns livros do século XVII deste autor.
A exposição também recordará aos visitantes que o navegador Nicolau Coelho é evocado pelo poeta maior na obra épica “Os Lusíadas”.
A exposição estará patente até 30 de agosto e poderá ser visitada durante o horário de funcionamento do espaço, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.