A Freguesia de Sendim informa esta semana que está prestes a concretizar construção da Casa Mortuária local, um sonho acalentado por mais de 30 anos que visa colmatar uma necessidade há muito sentida nesta localidade.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a autarquia de freguesia explica que o processo não foi isento de desafios, mas a perseverança e o trabalho diário permitiram superar obstáculos.
A construção já se encontra numa “fase avançada”, com o início dos acabamentos prestes a ser iniciado, acrescenta.
O projeto, orçado em cerca de 136 mil euros, situa-se num terreno propriedade da Igreja, com quem a autarquia celebrou um contrato de direito de superfície.
Após a aprovação do projeto e a resolução de questões relacionadas com escavações arqueológicas, a junta lançou um concurso público para a execução da obra.
Devido a restrições orçamentais, os arranjos exteriores e o mobiliário interior não puderam ser incluídos na empreitada, acrescenta a autarquia, sublinhando que este é o maior projeto em que investiu, com fundos próprios, orçado em cerca de 111 mil euros.
A Câmara de Felgueiras comparticipa a obra com 25 mil euros, seguindo o padrão estipulado para todas as casas mortuárias do concelho.
No comunicado, a junta de Sendim adianta que a comunidade tem demonstrado interesse em apoiar o projeto, explicando que à medida que a obra avança, “consideraremos a possibilidade de aceitar auxílio para os arranjos exteriores, o logradouro e estacionamento”.