Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadePadre Carlos César Mendes é o novo vigário de Felgueiras

Padre Carlos César Mendes é o novo vigário de Felgueiras

O Pe. Carlos César Gonçalves Mendes é o novo responsável pela Vigararia de Felgueiras, informa a Diocese do Porto, de acordo com um comunicado publicado no portal da instituição. A nomeação, pronunciada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, foi anunciada na sexta-feira, dia 19 de julho.
Carlos César Gonçalves Mendes, sacerdote da Congregação da Missão — Vicentinos, sucede ao Pe. Benjamim Mesquita, responsável pela Vigararia desde 2021. Será acompanhado neste mandato de três anos pelo Pe. João Manuel Oliveira da Costa (Carmelita).
Desde 2021, o Pe. Carlos César Gonçalves Mendes é o pároco de Pombeiro, Jugueiros, Lagares e Vila Fria, sucedendo ao Pe. Horácio Gomes, falecido em novembro de 2020. O pároco ordenado em 1999 celebra, a 10 de agosto próximo, as Bodas de Prata Sacerdotais, data que coincide com as Festas de Santa Maria Maior, em Pombeiro.

Um elo entre as paróquias e a Diocese

O novo vigário de Felgueiras explicou ao SF que o seu novo papel será o de zelar pela vida pastoral da comunidade e servir como elo entre as paróquias e o bispo diocesano.
“A missão principal será a de coordenar a atividade pastoral da vigararia. Todos os colegas das diferentes paróquias de Felgueiras reúnem uma vez por mês, planeado todas as atividades e dividindo algumas tarefas, como, por exemplo, na área da juventude, na catequese, na liturgia, entre outros, e fazendo o elo com o bispo”, explanou.
Carlos César, assegurou, ainda, que permanecerá como o pároco de Pombeiro, Jugueiros, Lagares e Vila Fria.
Questionado sobre as caraterísticas da vigararia de que é agora responsável, e em particular sobre reconhecido problema da escassez de sacerdotes, globalmente, o novo vigário explicou que apesar do problema ser transversal a toda a igreja, Felgueiras não é das que sofre mais deste problema.
“Aqui ainda vivemos num estilo mais tradicional, onde o padre faz praticamente todos os serviços, portanto, mais clericalizado relativamente a outros pontos do país. Mesmo assim, para aquela pastoral a que estamos habituados a viver, claro que há sempre falta de sacerdotes, que nos obriga a esta sobrecarga de paróquias”, adiantou.
Ainda neste tema, o vigário de Felgueiras explicou que o Pe. Benjamim Mesquita, a quem sucede na vigararia, estará temporariamente ausente dos seus deveres sacerdotais, por questões relacionadas com a saúde.
O sacerdote responsável pelas paróquias de Margaride, Torrados e Sousa, e ainda capelão dos Bombeiros de Felgueiras e Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, foi internado no dia 24 nos serviços de Neurocirurgia do Hospital São João, no Porto, onde irá ser operado a um tumor na cabeça.
Em resposta à crise provocada pela ausência de Benjamim Mesquita, os sacerdotes de Felgueiras reuniram-se de emergência para fazer um levantamento de todos os serviços já agendados para as aquelas paróquias, adiantou o novo vigário.
“Neste caso, fizemos alguns ajustes, nomeadamente nas missas dominicais, e dividimos entre nós a responsabilidade de assegurar os serviços agendados até ao final de agosto. Para os eventos esporádicos, como os funerais, serão analisados e resolvidos caso a caso”, acrescentou o Pe. Carlos César.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas