Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeLítio: Governo quer comunidades locais envolvidas na estratégia nacional de matérias-primas

Lítio: Governo quer comunidades locais envolvidas na estratégia nacional de matérias-primas

Na segunda-feira, dia 22, o Governo realizou a primeira reunião de um grupo de trabalho dedicado às exploração das matérias-primas, nomeadamente de cobre e de lítio, com a participação dos ministros do Ambiente e Energia e da Economia.

No âmbito da reunião, a ministra Maria da Graça Carvalho destacou a importância do envolvimento das comunidades locais neste processo, enfatizando que o engajamento das comunidades é essencial, não apenas na tomada de decisões, mas também nos benefícios gerados.

O grupo abrange 13 instituições públicas e empresas, focando-se na cadeia de valor, desde o levantamento dos recursos até a reciclagem.

Pedro Reis, ministro da Economia, ressaltou que estes recursos, antes vistos como limitações, agora são uma oportunidade valiosa para o país.

Em meados de julho, Maria Graça Carvalho anunciou a nova estratégia para as matérias-primas que visa definir áreas de exploração de materiais relevantes e com potencial em Portugal, entre eles o lítio e o cobre.

Quanto ao concurso internacional para as seis áreas de exploração de lítio proposto pelo governo anterior, a ministra do Ambiente indicou que a sua viabilidade dependerá desta nova abordagem.

A governante enfatizou, ainda, que todos os projetos implementados devem ser sustentáveis e amigos do meio ambiente.

A estratégia está atualmente em fase de desenvolvimento, prevendo-se a realização de mais reuniões entres os dois ministérios e os restantes parceiros para definir as áreas de exploração.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas