No primeiro grande momento da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores Jamor 2024, Francisca Martins estabeleceu um novo recorde nacional nos 100 metros livres, tornado-se a primeira nadadora portuguesa com um tempo abaixo dos 56 segundos.
A prova derradeira da temporada nacional de Natação decorreu entre 12 e 14 de julho, no Jamor, em Oeiras.A nadadora do FOCA Quinta da Lixa CN Felgueiras completou a prova em 55,88 segundos, superando o seu próprio recorde anterior de 56,21 segundos. A prata foi conquistada por Ema Conceição (Benfica) com 57,10 segundos, e o bronze por Anna Fomina (Sporting) com 57,13 segundos.
A atleta felgueirense destacou-se, ainda, por ser a nadadora sénior deste campeonato com mais vitórias, vencendo os 100, 200 e 400 metros livres e ainda os 200 metros estilos.
Nas eliminatórias dos 100 metros livres, Martins já havia demonstrado potencial ao nadar em 56,33 segundos, a sua quarta melhor marca pessoal. Este desempenho matinal indicava que o recorde poderia ser quebrado, o que se concretizou à tarde.
Francisca Martins, de 21 anos, competiu recentemente no Campeonato Europeu de Belgrado onde ganhou uma medalha de bronze nos 400 metros livres e obteve um quarto lugar nos 800 metros livres.Apesar de não ter conseguido a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, continua a ser uma das principais esperanças da natação portuguesa.
Citada num comunicado, a atleta felgueirense expressou a felicidade e o alívio de ter quebrado o recorde.
“Há muito tempo que eu queria baixar dos 56 segundos e hoje estava a sentir-me super bem. Foi um momento genuinamente feliz porque não é a minha prova principal. Estou muito feliz com a época e orgulhosa de tudo o que fiz e da minha equipa. O futuro será muito promissor, pois vou continuar a trabalhar mais e melhor.”
FOCA Quinta da Lixa marcou presença em 26 finais e traz oito medalhas para Felgueiras
A representação do FOCA Quinta da Lixa CN Felgueiras que se deslocou ao Jamor, na derradeira competição da temporada de natação, marcou presença em 26 finais e trouxe para casa oito medalhas, nomeadamente cinco ouro, uma prata e duas bronze.Das cinco medalhas de ouro, quatro são de Fancisca Martins e uma de Teresa Rodrigues, que revalidou o seu título de campeã nacional juvenil dos 400 metros estilos.
A medalha de prata coube a Ana Vieira, em 200 metros estilos, que também arrecadou bronze na competição dos 200 metros livres.Eduardo Lima arrecadou o segundo bronze nos 200 metros estilos.