Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoEritema infecioso

Eritema infecioso

Nas últimas semanas, na região do Vale do Sousa, assim como noutras zonas de Portugal, tem sido diagnosticados múltiplos casos de Eritema Infecioso, também conhecida como “doença da bofetada” ou “quinta doença”.

O que é o eritema infecioso?

O eritema infecioso é provocado por um vírus (parvovírus B19) e afeta sobretudo as crianças entre os 5 e os 7 anos. Em crianças, provoca sintomas constitucionais leves e erupção maculopapular ou mancha-macia começando nas bochechas e se espalhando principalmente para as extremidades expostas. Esta doença surge essencialmente na primavera e no verão, quando as temperaturas começam a subir de forma generalizada. No feto, pode ser fatal. O diagnóstico é clínico e o tratamento geralmente não é necessário.

Quais são os sintomas?

Uma grande parte das crianças acaba por não apresentar sintomas ou apresentam sintomas leves.

Inicialmente surge febre baixa e um mal-estar ligeiro. Alguns dias depois, surge uma erupção cutânea endurecida sobre a face (semelhante a uma “face esbofeteada”) e simétrica, mais visível nos braços, pernas e tronco. Geralmente esta erupção não afeta a palma das mãos nem a planta dos pés.

A erupção adquire um aspeto rendilhado com uma área central clara, geralmente mais evidente nas áreas expostas. A erupção e a doença duram geralmente até 10 dias.

Como se transmite?

O eritema infecioso transmite-se por via aérea e afeta sobretudo as crianças entre os 5 e os 7 anos.

Como posso prevenir?

As medidas para evitar o contágio passam pela lavagem frequente das mãos, especialmente antes de comer e depois de ter tocado em objetos contaminados (lenços de papel, copos e talheres sujos), bem como a higienização adequada.

O contacto com as pessoas com esta doença deve ser evitado, uma vez que o eritema infecioso se transmite por gotículas eliminadas com a tosse ou espirros, por lenços de papel sujos, copos e talhares.

Quando voltar a escola?

Na maioria dos casos só se sabe que tem a doença porque apresenta a erupção cutânea típica no rosto. Quando isso acontece já não é contagioso e por isso pode ir a escola.

Qual é o período de incubação?

O período de incubação é de 4 a 14 dias.

Fiquem atentos em benefício da vossa saúde, um Conselho da UCC Felgueiras.

Célia Martins, Cláudia Pinto, Joaquim Lopes
UCC Felgueiras

Pub

Mais Populares

A sua assinatura não pôde ser realizada.
A sua subscrição foi realizada com sucesso

Subscreva a nossa newsletter

Pub

Teco

Últimas