A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) anunciou que, em colaboração com a tutela, conseguiu assegurar a permanência de 35 enfermeiros e 22 técnicos auxiliares de saúde (TAS). Estes profissionais continuarão alocados aos serviços de Medicina Interna e Contingência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, informa a entidade, em comunicado.
Segundo a ULS-TS, a medida visa manter a capacidade de resposta de dois dos serviços hospitalares mais procurados e com alto volume de atendimento de utentes, nomeadamente Medicina Interna e Contingência daquela unidade hospitalar.
Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULS-TS, citado em comunicado, destacou a rapidez com que o Ministério da Saúde resolveu o processo, ressaltando a importância de investir em recursos humanos “para garantir cuidados de saúde de qualidade”.
O reforço do quadro de pessoal, especialmente com enfermeiros e técnicos auxiliares, é fundamental para manter serviços estratégicos na ULS, frisou o responsável.
Segundo a unidade de saúde, o Plano de Execução Orçamental para o período 2024–2026 prevê a admissão de um total de 358 enfermeiros e 137 técnicos auxiliares de saúde.
A medida visa melhorar “a capacidade assistencial e a resposta à população” nos 11 concelhos abrangidos pela Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.