A Portgás aspira investir 128 milhões de euros até 2029 nos concelhos da sua área de concessão “para impulsionar o crescimento da rede e promover a descarbonização”, segundo o Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição de Gás (PDIRD 2024), atualmente em consulta no portal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A área da concessão, que inclui o concelho de Felgueiras, representa cerca de 25% da população residente em Portugal, abrangendo aproximadamente 5% do território nacional.
No contexto da descarbonização, a empresa detida a 100% pela REN – Redes Energéticas Nacionais planeia gastar 10,6 milhões de euros no desenvolvimento de soluções para incorporar uma mistura de 20% de hidrogénio na rede, alinhando-se com a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, que estabelece metas de incorporação nas redes de gás de 5% até 2025 e 10 a 15% até 2030.
O plano também visa garantir a qualidade de serviço, o crescimento dos pontos de abastecimento e a ligação de produtores de gases renováveis, como o biometano, acrescenta.
Após a fase de consulta pública, que termina a 16 de julho, a ERSE e a Direção-Geral de Energia e Geologia emitirão pareceres não vinculativos, cabendo ao Governo a aprovação final.