A 361 km de Lisboa, capital do país e da Jornada Mundial da Juventude, Felgueiras recebeu cerca de 1500 jovens vicentinos.
Pessoas vindas da Itália, Grécia, Argélia, Brasil, e outros países de todo o mundo estiveram presentes, mais de 58 países, peregrinos portugueses e estrangeiros, que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), após dias de preparação, nas comunidades locais.
O acolhimento começou na sexta-feira, dia 29, na Escola Secundária de Felgueiras. No dia seguinte, 30, às 09h, aconteceu a primeira missa, no pátio da Escola, e a Festa Internacional foi à noite na Praça das Artes, onde grupos de música mostraram as tradições da cultura felgueirense para o mundo, e convidaram todos a dançar ao som de canções populares.
No domingo, dia 31, aconteceu a última missa na Escola Secundária, que contou com a santa ceia, e pedido de bênçãos para os jovens e o Papa Francisco. Após as celebrações, alguns grupos já embarcaram em autocarros rumo a Lisboa.
Às 21h, houve uma concentração em frente à Câmara Municipal e de lá arrancou a Procissão das Velas subindo até ao monte de Santa Quitéria.
No concelho houve várias famílias a acolher os jovens à procura de novas experiências, todos juntos pela fé cristã.
O Comité Organizador Vicarial (COV) de Felgueiras preparou e organizou várias atividades religiosas e culturais.
Foram assim as festas da JMJ em Felgueiras!
A Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior evento mundial da Igreja Católica, chegou a Lisboa de 1 a 6 de agosto. As ruas da cidade estão cheias de voluntários e peregrinos que esperam ansiosamente a visita do Papa Francisco a Portugal.
Deixamos algumas fotografias das JMJ em Felgueiras.