Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoPreparação para o parto e parentalidade

Preparação para o parto e parentalidade

Gravidez e parto são eventos marcantes na vida das mulheres e das suas famílias e a preparação para chegada de um novo elemento a uma família, traz consigo um vasto leque de alterações na vida dos pais e família e também o desafio da Parentalidade.
A gravidez é um período de transformações e é natural que desperte as mais variadas emoções e desafios na vida de um casal. Estas transformações não são apenas de ordem biológica, mas também de ordem social e pessoal. Nesta fase o casal é atropelado por um comboio de dúvidas e incertezas, mas também de expectativas e motivações!
A preparação para o Parto e Parentalidade é um programa para os futuros pais, que visa contribuir para uma vivência mais informada e gratificante da gravidez, que encoraja a participação ativa no processo de parto, aumenta a literacia no pós-parto e cuidados ao recém-nascido.
As dúvidas angustiam os futuros pais, assim como a ansiedade relativa ao cuidar do recém-nascido, bem como os mitos e crenças existentes em redor do nascimento e amamentação, podem tornar este momento mágico num momento obscuro e mal vivenciado. Assim, a Preparação para o Parto e Parentalidade é de extrema importância para o casal se sentir mais confiante durante este momento tão importante de suas vidas.
As atividades centram-se em cuidados de Enfermagem diferenciados de Saúde Materna e de Saúde Infantil oferecidos por profissionais com uma especialização nas referidas áreas.
A referenciação para o Projeto Cegonha, pode ser feita através da equipa de saúde familiar ou diretamente no secretariado da UCC Felgueiras.
As sessões do programa Preparação para o Parto e Parentalidade tem início a partir das 26 semanas de gestação e inclui consultas individuais e intervenções em grupo.
Neste programa abordam-se temas como: as alterações na mulher, o papel do Pai, a sexualidade, o parto, os cuidados com o recém-nascido, os cuidados com a mulher no pós-parto, entre muitos outros, que podem ser sugeridos pelos casais. Realizam-se, também, partilha de emoções e experiências, exercícios práticos que podem ser úteis durante a gravidez e trabalho de parto, pois podem aliviar a dor e o desconforto; simulação do trabalho de parto e recuperação no pós-parto.
A vinda do bebé é o nascimento de uma mãe e de um pai. É um marco na vida de qualquer família.

Enfª Carla Gomes
Enfª Cláudia Cardoso
Enfª Joana Jacinto

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas