Pub

Quinta de Maderne
InícioFreguesiasJugueirosPSD Felgueiras é contra a construção do Aterro Sanitário perto de Jugueiros

PSD Felgueiras é contra a construção do Aterro Sanitário perto de Jugueiros

O PSD Felgueiras manifesta-se frontalmente contra a construção do Aterro Sanitário no concelho de Fafe, que segundo os sociais democratas fica localizado a cerca de 100 metros do limite norte da freguesia de Jugueiros.

Segundo o documento, o PSD refere que a Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que na opinião do partido social democrata de Felgueiras, se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do território de Felgueiras, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos.

Alerta para o facto de não existirem estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha do local e que a localização do referido Aterro situar-se-á na encosta da montanha precisamente virado para a freguesia de Jugueiros.

Pode ler-se no comunicado “O PSD Felgueiras rejeita de forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o nosso território” e continua “É absolutamente inexplicável que esteja prevista a construção de um aterro sanitário entre duas linhas de água e dois rios, o Ferro e o Vizela, conspurcados com resíduos de alto cariz poluente e contaminante que poderão afetar as freguesias limítrofes de Jugueiros, em particular as que se seguem no leito dos referidos rios – S. Jorge de Vizela, Vila Fria e Regilde”.

O PSD vem em comunicado enviado à nossa redação, exigir a clarificação da posição da Câmara Municipal de Felgueiras e de todas as instituições envolvidas na construção deste Aterro Sanitário. Lamenta o silêncio da autarquia quanto a este assunto e exige que sejam feitas as devidas diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente.

O nosso jornal contactou Hugo Pinto, presidente da junta de Jugueiros que nos informou que o local previsto situa-se na freguesia de Armil e na União de freguesias de Cepães e Fareja, numa montanha virada para a freguesia de Jugueiros, por cima do lugar de Travassós, mas que o assunto tem sido muito reservado. Ao que apurou, depreende que estará tudo pronto para avançar.

Hugo Pinto, refere ainda que a junta nunca foi contactada, mas que enviou um mail institucional a solicitar uma reunião com o presidente do município de Fafe ao qual recebeu uma resposta da adjunta da presidência que informa que não existe informação relevante a prestar sobre a possibilidade, ou não, da implementação de um aterro no concelho de Fafe.

O nosso jornal solicitou esclarecimentos e explicações ao presidente do município de Fafe, Antero Barbosa e ao presidente do município de Felgueiras, Nuno Fonseca, mas até ao momento não recebemos qualquer resposta.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas