Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoOlá Bruno!

Olá Bruno!

Estou a escrever-te do FUTURO, porém não te direi o ano de modo a não teres questões de expectativa. Fixa que é do futuro, mas não muito longe… é apenas um resumo de modo a verificar se a mensagem será bem entregue com a finalidade de te enviar o texto completo.

Posso dar-te alguns exemplos, embora a esta distância temporal já estou a adivinhar que aches tudo muita ficção, mas, vocês sonharam, fizeram valer os vossos pontos de vista e o poder local ouviu-vos… aqui, muito à frente do vosso tempo de 2023, só temos de vos agradecer.

A Identidade Felgueirense foi ainda mais cimentada na criação do Centro Interpretativo e Cultural de Felgueiras onde estão afixadas de carácter permanente todas as histórias da Felgaria Rubeans Villa de Mauri, a história e as “estórias” do calçado, a história do pão-ló, entre outras novidades interessantes…

Em sintonia com o conceito “Bio” finalmente Felgueiras catapultou-se, segundo o Pordata, de um lugar muito em baixo na tabela de 264º (2020) num total de 287 municípios auditados para um lugar cimeiro no que diz respeito à percentagem (%) de alojamentos servidos por sistema de drenagem de águas residuais (rede de esgotos e saneamento). Pesava, à data, o baixo investimento total per capita nesta matéria global e ocupava (2021) um lugar de 267º num total de 307 municípios auditados. Agora, está muito lá cima na tabela.

No mesmo sentido, a construção de novas habitações ao longo dos anos aumentou com preços mais acessíveis do que que eram practicados no ano de 2023 com maior fixação de jovens.

A facilidade de aceder à aquisição da primeira habitação à custa da abolição dos impostos que se aplicavam na compra da primeira habitação é a novidade. É uma das vantagens da diminuição da exagerada carga fiscal e sobretudo para os jovens.

Por isso, se num período de 10 anos (2011 a 2021) a taxa de crescimento em Felgueiras havia diminuído 0.4% segundo o Pordata, agora aumentou para níveis de conforto demográfico.

A densidade populacional aumentou graças ao boom de construção habitacional e onde havia decrescido de 501.7hab por km2 (2011) para 482.5hab/km2 (2021) segundo o Pordata, verificou-se que atualmente esse valor aumentou quase exponencialmente.

O número de jovens abaixo dos 15 anos havia diminuído de 17.20% (2011) para 12.70% (2021) segundo o Pordata, e agora essa taxa de jovens aumentou bastante, estando a contribuir para a contenção do inverno demográfico.

Este investimento também conseguiu inverter a tendência negativa de população activa (entre 15 e 64 anos) que havia diminuído de 70.2% (2011) para 69.3% (2021) segundo o Pordata. Está, agora, em níveis que conseguem satisfazer a oferta/procura de postos de trabalho conferindo uma elevada taxa de empregabilidade.

E ainda nestes indicadores até o índice de envelhecimento (número de idosos por cada 100 jovens) mudou, pois se em 2021 Felgueiras ocupava a posição 277º em 308 municípios auditados, aqui longe no tempo já conseguiu reverter essa tendência. Este fenómeno acontece porque mais famílias já sentem que é possível fixaram-se, mais jovens optaram por se manter em Felgueiras e não sair para os concelhos limítrofes porque já existem mais e melhores oportunidades de emprego adequado às novas qualificações. Outrora, em 2021, Felgueiras ocupava a posição 277º em 308 municípios auditados conseguiu reverter essa tendência.

A procura de emprego em Felgueiras por pessoas que não são residentes também aumentou ainda mais porque as mudanças ao nível do salário mínimo mudaram. É um dos frutos da descentralização… Agora são as empresas e as autarquias a negociar e a propor o valor do salário mínimo por região (e não nacional). Assim, o salário mínimo deixou de ser nacional e passou a ser regional e com ponderação local. Foi muito importante ter este trunfo na manga para captar capital humano.

Graças à população que se tornou ainda mais exigente no que diz respeito à utilização do erário público e canalização dos seus impostos, mais participativa e com maior vontade de obter escrutínio da Gestão Pública, vivemos hoje tempos de maiores oportunidades no meio dos desafios do dia-a-dia.

Em vez de cimento, temos agora “cres-cimento”.

A liberdade de expressão e participação democrática foi uma tónica dominante na decisão do rumo da cidade.

Por isso Bruno, já sabias que eras apenas um dos 55.848 habitantes (2021), mas não desistas, pois, a partir da tua liberdade de expressão surgiram, na época, outros desejos como a liberdade económica, necessidade de descentralização, maior critério no uso do erário público, menor carga de impostos para pessoas e empresas e maior prosperidade… nem imaginas quantas vozes partilhavam, à data, dos teus desejos para Felgueiras…
Nunca te esqueças do que escreveu António Gedeão: “Eles não sabem nem sonham/ Que o sonho comanda a vida/ E que sempre que o homem sonha/ O mundo pula e avança/ Como bola colorida/ Entre as mãos de uma criança”.

Bruno Duarte Bessa

Escrevo sem o novo AO

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas