Pub

Quinta de Maderne
InícioOpinião“A presença e participação do pai na vida da criança contribui para...

“A presença e participação do pai na vida da criança contribui para um forte vínculo”

O que é, na tua opinião, ser pai/o papel do pai?
O pai é metade de uma equação que resultou na criação de um filho. É “metade” por ter uma responsabilidade partilhada com a mãe no desafio que é criar uma nova vida.
Mas pai é dar tudo por inteiro, amor, educação, confiança… é estar fisicamente e emocionalmente, é ser porto de abrigo e colo, mas também responsabilidade. Ser pai é amor.

Quais as principais diferenças (se as houver) entre o “pai de hoje” e o “pai de antigamente”?
Sim, de facto existe uma grande diferença entre ambos. A questão temporal e tecnológica são um grande fator a ter em conta. Hoje, o pai é muito mais ativo na vida dos filhos do que o pai de antigamente. Na antiguidade, a maior preocupação do pai era buscar o sustento para a sua casa. A sua vida não era facilitada devido aos grandes obstáculos existentes na antiguidade. Hoje, o pai continua a agir da mesma forma. Porém, com o avanço da tecnologia, bons transportes, a vida do pai moderno tornou-se mais facilitada. Hoje consegue exercer o papel de pai supridor e educador. Um pai presente e mais ativo na vida dos filhos.

Ainda assistimos muitas vezes ao papel do pai como uma figura secundária na vida do filho (sendo a mãe a principal). Concordas com esse facto?
Acredito que cada vez mais estamos a desvincular-nos dessa ideia. A mãe e o pai têm papéis de igual importância na vida do filho e a sua presença e participação fará sempre uma diferença significativa na vida dos filhos. A participação cada vez mais ativa dos pais na parentalidade vem contrariar esse facto. Mãe e pai são figuras principais na vida de um filho quando ambos presentes, os filhos são dos dois e é uma responsabilidade partilhada.

É mais difícil para uma criança criar maior vínculo com o pai do que é com a mãe?
A realidade é que pai não engravida, nem amamenta e muitos pais podem sentir-se “excluídos” e com um papel menos importante nesta fase. Mas o pai continua a ser essencial e deve ter uma participação proativa durante o processo de gravidez e amamentação. A presença e participação ativa do pai na vida da criança com amor vai contribuir para a criação de um forte vínculo, que é tão importante quanto o vínculo de mãe e filho.

É importante que os homens queiram um papel mais ativo no ato de cuidar?
Claro, o papel do pai e da mãe tem igual importância no cuidar e esta partilha de Papéis não divide o amor, apenas multiplica.
Quando falamos do papel mais ativo do homem no ato de cuidar temos tendência a focar-nos na ideia de um casal heterossexual, mas na realidade desde 2016 é permitida a adoção por casais do mesmo sexo em Portugal. No caso de casais homossexuais, ambos os homens podem (e devem) ter um papel mais ativo no ato cuidar.
É importante que o ato de cuidar seja algo incutido ao longo da vida. Por exemplo, as bonecas, para muitos ainda são vistas como “brinquedos de menina” e muitas vezes é rejeitado aos meninos terem este tipo de brincadeiras, quando na realidade nesse
brincar ao “faz de conta” as crianças apenas querem imitar a realidade do que veem, mães e pais com bebés.

No caso de pais divorciados, de que forma é que as crianças podem tirar maior partido de ambos os pais? Será que poderá afetar negativamente a criança?
Dependendo da idade e da forma como decorreu o processo de separação, o divórcio pode ter um impacto significativo na criança.
Não existem fórmulas mágicas, mas é importante que mesmo após o divórcio exista a presença de ambas as partes e que assumam uma coparentalidade saudável. Por muito que as crianças queiram “tirar maior partido” não é uma responsabilidade delas, mas sim dos adultos, de forma a promoverem uma relação saudável de si mesmo com as crianças, mas também serem promotores de uma relação favorável com o outro lado.
Reforço que neste caso refiro-me a processos de divórcio que não envolveram violência doméstica ou outro tipo de crimes.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas