Segunda-feira, Outubro 3, 2022

Pub

Quinta de Maderne
InícioBusiness / EmpresasDesempenho do comércio externo da China supera expectativas

Desempenho do comércio externo da China supera expectativas

Pub.

O valor do comércio externo da China superou o equivalente a 526 mil milhões de euros em Maio, um aumento de 11,1%, de acordo com os números divulgados pela Administração Geral das Alfândegas chinesa. As exportações aumentaram 16,9% e as importações 4%.

Este crescimento nos primeiros 5 meses do ano, mesmo perante as dificuldades provocadas pela pandemia, demonstra a resistência e a capacidade de recuperação da economia chinesa.

Em particular, as exportações de comércio externo da região do Delta do Rio Yangtze recuperaram significativamente em Maio, à medida que a prevenção e o controlo da pandemia em Xangai e noutros locais se estabilizaram e melhoraram. O porto de Xangai, o maior porto de contentores do Mundo, voltou a ter grande movimento. De “navios à espera de mercadorias” em Abril, em Junho voltou-se a “mercadorias a espera de navios”.

De acordo com analistas internacionais, se a prevenção e controlo da pandemia na China continuar a ser eficaz e a procura continuar a ser forte a nível mundial, as exportações da China podem crescer 15% este ano.

Esta previsão optimista decorre, sobretudo, do facto de a China ser um elo fundamental na cadeia de fornecimento global e de a procura de bens chineses continuar a ser forte. Os dados mostram que nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações da China para o seu principal parceiro comercial ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) atingiram 1,35 mil biliões de yuan, um aumento de 12%; as exportações para o seu segundo maior parceiro comercial, a União Europeia, cresceu 17,4%; e as exportações para o seu terceiro maior parceiro comercial, os Estados Unidos da América, cresceram 12,9%.

A confiança dos analistas provém também da circunstância de os fundamentos positivos da economia chinesa, a longo prazo, não terem mudado. Está provado que o impacto da pandemia é apenas temporário, e que a abordagem da China à prevenção e controlo de epidemias se revela eficaz.

O comércio externo é um barómetro da economia da China. No primeiro semestre deste ano, o comércio externo da China tem tido um desempenho estável, reflectindo a forte resiliência da economia chinesa. E este é um facto positivo para a China e para o Mundo.

O tempo provará que a China tem a capacidade e as condições para manter um desenvolvimento económico estável e continuar a ser uma força-chave na estabilização das cadeias de abastecimento globais e na recuperação económica mundial.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas