Pub

Quinta de Maderne
InícioSociedadeSecretário de Estado João Paulo Correia elogiou voluntários do programa para a...

Secretário de Estado João Paulo Correia elogiou voluntários do programa para a natureza e florestas

Cerca de uma centena de jovens de Felgueiras vigiam a floresta e contribuem para que o risco de incêndio diminua no concelho de Felgueiras. O programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas é apoiado pelo IPDJ.

O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, classificou de “muito positivo” o programa que o Instituto Português do Desporto e Juventude desenvolve, em todo o país, com jovens voluntários ativos na defesa do património natural, com especial enfoque na prevenção de fogos florestais. O governante esteve hoje em Felgueiras, onde contatou com os voluntários, no Monte de Santa Quitéria.

Recebido pelo presidente da Câmara, Nuno Fonseca, e pela Vereadora da Proteção Civil, Rosa Maria Pinto, João Paulo Correia, falou sobre o programa e inteirou-se da vertente “Felgueiras Eco Participo” no âmbito do voluntariado jovem para a natureza e florestas do concelho de Felgueiras.

Em Felgueiras, este programa conta com a colaboração de uma centena de jovens voluntários.

Um grupo de voluntários do projeto

João Paulo Correia salientou os objetivos do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” que promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

O governante elogiou os voluntários que nele participam ativamente e com sucesso. “O IPDJ dinamiza este programa de voluntariado jovem para a proteção da natureza e floresta. Este programa tem a colaboração de cerca de 2000 jovens em todo o país. Em Felgueiras, este programa é dos mais ativos que temos no país. Saliento o grupo de jovens que aqui, em Felgueiras, está empenhado na defesa da natureza e da floresta”

Para o Secretário de Estado “este grupo de jovens vigia o território e desempenha um trabalho importante na prevenção”, realçou, depois de ouvir alguns voluntários contar as suas experiências no terreno. Um deles, assegurou que ainda há dias, foi detetada uma ignição e que após o alerta para os Bombeiros “evitado o incêndio”.

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia

“Pretendemos que este programa cresça porque é um bom exemplo entre os programas da Administração Central, onde funciona toda a cadeia do Estado. O IPDJ, organismo da Administração Central, destaca um orçamento para o programa, as autarquias candidatam-se e apresentam um projeto, que depois é desenvolvido em parceria com as Junta de Freguesia com o envolvimento de jovens locais. E assim se faz um programa de voluntariado, com o apoio do Estado, e a participação de todas estas entidades, com sucesso”.

Nuno Fonseca, presidente da autarquia, também considerou que os voluntários desenvolvem um trabalho “meritório” na defesa do ambiente de Felgueiras.

“É um momento de congratulação pelo trabalho feito pelos voluntários sobretudo na prevenção de incêndios e proteção do meio ambiente. A presença do Secretário de Estado é sinal de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito deste programa, onde também os presidentes de Junta têm tido um papel muito importante”, disse o autarca.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas