A ADIB-Associação para o Desenvolvimento Integral de Barrosas tem como objetivo ampliar as suas instalações.
Criar um edifício de raiz, que será acoplado ao mais antigo, é um objetivo da direção presidida por Augusto Ribeiro.
“Precisamos de mais espaço e este projeto contempla a criação de pelo menos 12 quartos, para uma oferta que é necessária, embora inserida num patamar acima do que temos atualmente”, disse o presidente da direção da instituição ao SF.
A requalificação do edifício mais antigo é um propósito da direção, cujo mandato termina em 2025, e será aproveitada para a construção de um novo, cujo projeto deverá ficar concluído ainda este ano.
Para Augusto Ribeiro, a ADIB é “cada vez mais procurada para respostas sociais” e isso deve-se ao facto de ser uma instituição “estável, com bons profissionais e instalações”.
Além disso, esclarece que o lema da instituição é “primar pela qualidade, bem-estar e conforto dos utentes”, o que na sua opinião, faz a diferença.
“A ADIB está bem, sem dificuldades de maior, e presta um papel social imprescindível na sua área geográfica que abrange os concelhos de Felgueiras, Lousada e Vizela”, referiu.
Com 71 colaboradores, a ADIB tem 207 utentes nas valências de Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia, Creche, Pré-Escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio Domiciliário. Além disto, dispõe do Serviço de Acompanhamento e Atendimento Social (SAAS), Programa Operacional a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) e Banco Alimentar, revelou o Diretor Técnico da ADIB, Diogo Crespo.
Nestes três serviços, são dadas respostas sociais aos casos sinalizados pelas entidades (como violência doméstica, problemas de toxicodependência, entre outros) e ajuda a pessoas com comprovadas carências económicas.
Um conjunto de valências e serviços sociais que são classificadas como “muito importantes” por Augusto Ribeiro.
O responsável máximo afirma ainda que o trabalho desenvolvido pela ADIB “é reconhecido pela comunidade e elogiado pelas famílias dos utentes das várias valências”.
Covid 19: Sem nenhuma morte a lamentar
A pandemia começou em Barrosas e as duas estruturas residenciais para idosos da ADIB, com 52 utentes (19 na ERPI 01, no edifício mais antigo, e 33 na ERPI 02, no mais recente) entraram em alerta máximo.
“Implementámos, de imediato, todas as medidas e felizmente, graças ao esforço de todos os profissionais, não tivemos nenhuma morte associada à Covid 19 na instituição”, revela o presidente.
Centro de Dia foi o primeiro a abrir
O Centro de Dia da ADIB foi o primeiro a abrir no concelho depois do início da pandemia. Os 25 utentes regressaram a esta valência a 1 de outubro de 2020, de acordo com as normas da DGS.
A ADIB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 29 de janeiro de 1980, com sede na Vila de Barrosas, concelho de Felgueiras.