Noite de Gala na Praça Dr. Machado de Matos, com prémios a atletas, treinadores, dirigentes e clubes que mais se destacaram em 2020-2021 e ainda com os habituais prémios Carreira e Figura Desportiva. Saiba quem foram os premiados e leia tudo na edição desta sexta-feira do SF, em papel.
José Manuel Fonseca recebeu o Prémio Carreira e Tomé Almeida, o de Figura Desportiva, na 5ª edição da Gala do Desporto de Felgueiras.
A distinção de José Manuel Fonseca, conhecido por Manuel Guerra, foi justificada pelo seu percurso como dirigente sobretudo no União Desportiva de Várzea, sendo o maior responsável pela afirmação deste clube de atletismo. No agradecimento que deixou, foi parco em palavras, salientado que “tudo o que foi feito foi por gosto”.
O antigo jogador do FC Lixa, Tomé Almeida foi agraciado com o troféu de Figura Desportiva. Emocionado, agradeceu o prémio que lhe foi atribuído e dedicou-o à família, lembrando que “foi com orgulho que recebeu a distinção”.
Outro dos momentos da noite, foi a atribuição do galardão de treinador do ano a Álvaro Pacheco, depois de ter levado o Vizela do Campeonato de Portugal ao escalão maior do futebol português. “Dedico o prémio à minha família, pais, irmãos, à minha mulher e aos meus filhos, bem como à equipa técnica que trabalha comigo e aos jogadores que treinei”, disse agradecido.
Totta, diretor desportivo do FC Felgueiras foi considerado o melhor dirigente da última época e deixou “um sincero agradecimento” e a equipa sénior do FC Felgueiras, que subiu à Liga 3, foi também distinguida como o prémio de equipa do ano.
Reinaldo Teixeira, presidente da SAD do clube, recebeu a distinção, mas lembrou que os obreiros foram os dirigentes e a equipa da época passada.
José Oliveira, guarda-redes do Paços de Ferreira e Internacional Sub-20, recebeu o prémio de atleta revelação do ano. “Este prémio é um incentivo para melhorar e conquistar outros”, disse o guardião.
Mariana Moreira, do UD Várzea, recebeu o galardão de atletas revelação do ano. A jovem atleta de 14 anos agradeceu muito o troféu que lhe foi atribuído.
André Rodrigues (ex-jogador do FC Felgueiras) foi considerado o Atleta do Ano.
Francisca Martins (atleta do FOCA) também levou para casa o Prémio de Atleta do Ano.
Ambos, sensibilizados, agradeceram a distinção que os honra.
O clube de 2020-2021 foi o FOCA. Cristovão Ribeiro, o presidente, foi ao palco, agradecer e lembrar o esforço de todos os que “ajudam o clube a crescer”.
No desporto adaptado, a Salta Fronteiras Associação, que se dedica ao Boccia para pessoas com deficiência, foi distinguida com o prémio do ano.