Pub

Quinta de Maderne
InícioPolíticaPDM aprovado pela Assembleia Municipal na última reunião do mandato

PDM aprovado pela Assembleia Municipal na última reunião do mandato

Com 32 votos a favor e 12 abstenções, o Plano Diretor Municipal foi aprovado na última reunião da Assembleia Municipal de Felgueiras do mandato que decorreu esta segunda-feira.

Numa sessão, com alguns momentos polémicos, a revisão do PDM foi o tema principal.

A maioria Sim Acredita (PS/Livre) votou a favor do documento, o PSD e o CDS-PP abstiveram-se.

Leonel Costa, do PSD, considerou que o processo de PDM “esteve envolto em secretismo”, criticando ainda o alargamento do prazo de discussão pública, de 30 para 60 dias, não para ampliar a discussão do documento em benefício dos felgueirenses, mas sim devido a um erro processual que o presidente da autarquia “não reconheceu”.

“Foi cometida uma ilegalidade para aprovar o PDM antes da campanha eleitoral”, disse. Para o deputado social-democrata, o PDM “não apresenta uma visão política” e o processo foi caraterizado “pelo ocultismo”, o que mereceu reparos da principal bancada da oposição.

Eduardo Teixeira, do CDS-PP, lamentou que o executivo não tenha promovido “uma consulta prévia” sobre o documento que envolvesse “os órgãos autárquicos, presidentes de junta, empresários e gabinetes de engenharia e arquitetura”. O deputado independente considera que a ausência de consulta prévia “foi o maior falhanço no processo de revisão do PDM”.

Assembleia Municipal de Felgueiras reuniu pela última vez neste mandato

Mário Gaspar, do Sim Acredita (PS/Livre) fez a defesa do documento e da maioria, considerando a votação da revisão do PDM como “um momento histórico”.

O deputado municipal entende que o Plano Diretor Municipal é “fundamental” para o concelho, elogiando o executivo por ter cumprido a promessa de o rever neste mandato.

Já Nuno Fonseca, presidente da Câmara, notou que a revisão do PDM, “27 anos depois”, “foi um processo complexo, mas de importância extrema para o concelho” e que esta nova versão do documento “vai inverter os indicadores dos Censos de 2021 que levaram a que muitas famílias não se fixassem em Felgueiras”.

Além disso, o autarca sublinhou o trabalho desenvolvido pelo executivo a que preside para que fosse possível a revisão neste mandato, o que “é motivo de orgulho”.

“O dia 13 de setembro de 2021 é uma data histórica para o concelho. Passamos a ter um PDM de terceira geração, um documento de desenvolvimento do concelho”, disse.

No âmbito da discussão da revisão do PDM, PSD e CDS-PP criticaram o representante da Assembleia Municipal na Comissão de Revisão do PDM, Hélder Silva. Segundo os dois partidos, o elemento eleito pela AM não prestou esclarecimentos suficientes ao órgão e por isso deram-lhe nota negativa. Hélder Silva retorquiu, argumentando que só acompanhou a revisão e não teve qualquer influência no processo de revisão.

No período de discussão pública do PDM foram apresentadas 463 propostas concretas, num total de 566 participações registadas.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas