Pub

Quinta de Maderne
InícioOpiniãoDr. Abel Tavares galardoado com medalha de mérito municipal da cidade do...

Dr. Abel Tavares galardoado com medalha de mérito municipal da cidade do Porto a título póstumo

Sob a presidência do Dr. Rui Moreira, líder da autarquia portuense, e na presença de vereadores municipais, mais representantes das várias forças políticas municipais, e ainda a comissária europeia, além de outras individualidades, decorreu no início deste mês de julho a entrega das medalhas da cidade do Porto, Medalhas Municipais de Honra, Mérito e Bons Serviços, deste ano e do anterior, em dose dupla, devido à pandemia. Sendo então, mais uma vez, reconhecidos méritos individuais e coletivos que, no presente e no passado, «contribuem para o prestígio de uma cidade invicta e resiliente.»

Dr. Abel Tavares

«A sessão cumpriu a tradição e voltou à Casa do Roseiral, nos jardins do Palácio de Cristal, ao final da tarde da sexta-feira» dia 9 de julho.

Este ano, além de duas Medalhas de Honra da Cidade, e ainda a nível interno da autarquia quatro Medalhas Municipais de Bons Serviços, foram também atribuídas quatro dezenas de medalhas de Mérito Municipal, em lista alargada contando com 2020. Entre cujos galardoados foi distinguido, a título póstumo (e assinalando o seu centenário natalício, do ano transato), como professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Dr. Abel Sampaio Tavares – eminente figura da medicina nacional e personagem conhecido dos meios portuenses e felgueirenses. O qual, Abel José Sampaio da Costa Tavares, nascido a 28 de setembro de 1920, em Ruilhe-Braga, e falecido no Porto a 14 de dezembro de 2013, teve ligações a Felgueiras como proprietário da Casa do Souto de Baixo, na Pedreira, e como Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola de Felgueiras durante alguns anos.

O Prof. Dr. Abel Tavares já havia sido incluído num artigo do autor destas linhas, há alguns anos publicado aqui no Semanário de Felgueiras; e igualmente integra memórias alusivas numa crónica do blogue pessoal “Longra Histórico-Literária”, em “Médicos de renome com ligações felgueirenses”.

Pub

Teco

Mais Populares

Subscreva a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Últimas